Na tarde de segunda-feira (21), o município de Jardim Alegre oficializou sua participação na Operação Pé Vermelho, do Projeto Rondon, ao assinar o termo de cooperação durante uma solenidade realizada no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30° BIMec), em Apucarana. O ato integrou o cronograma da viagem precursora e do Simpósio de Orientações, que seguem até o dia 25 de outubro, e reuniu representantes do Ministério da Defesa, do Governo do Paraná e dos 12 municípios paranaenses que receberão as ações do projeto.
A assinatura representa um passo importante para Jardim Alegre, que passa a fazer parte oficialmente da 99ª Operação do Projeto Rondon, prevista para ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2026. A iniciativa busca fortalecer a cidadania e o desenvolvimento sustentável por meio de ações sociais, culturais e educacionais, envolvendo 252 rondonistas — estudantes e professores de 25 universidades públicas e privadas de todo o país.
Criado e coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é uma iniciativa que promove a integração entre universidades e comunidades, levando o conhecimento acadêmico para contribuir com o desenvolvimento local em diversas regiões do Brasil. Por meio de atividades práticas e voluntárias, os rondonistas atuam em áreas como saúde, educação, meio ambiente e direitos humanos, deixando um legado de aprendizado, solidariedade e transformação social.